Pular para o conteúdo principal

Caixa começa a pagar benefícios do PIS a partir de hoje


Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A Caixa Econômica Federal inicia hoje (24) o pagamento dos benefícios do Programa de Integração Social (PIS), relativos ao calendário 2012/2013. De acordo com a Caixa, gestora do PIS, 17,9 milhões de trabalhadores têm direito ao abono de R$ 622, enquanto 27 milhões de assalariados poderão sacar os rendimentos, em valores menores que o abono. Os rendimentos não retirados retornam para a conta de participação do trabalhador.
Beneficiários que têm conta-corrente ou poupança no banco terão o valor creditado automaticamente. Para isso, é preciso que o único titular da conta seja o trabalhador beneficiário do PIS.
As empresas conveniadas com a Caixa creditarão o benefício diretamente na folha de pagamento de julho e agosto dos funcionários. Mais de 27 mil empresas estão cadastradas, o que significa que aproximadamente 2,9 milhões de empregados receberão o abono ou os rendimentos do PIS nos contracheques.
Trabalhadores que não têm conta na Caixa e não estão vinculados a uma empresa conveniada poderão sacar o benefício a partir do dia 15 de agosto nos terminais de autoatendimento, nas casas lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui ou em uma agência do banco.Os benefícios serão liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador (veja tabela abaixo).
O abono é um direito dos trabalhadores cadastrados no PIS ou Pasep até 2007, que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2011, com carteira de trabalho assinada por empresa. Também é preciso ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que os dados tenham sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2011.
O saque dos rendimentos é para o trabalhador cadastrado no PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do abono salarial.
O saque do saldo da conta PIS é permitido ao trabalhador que apresentar algum dos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, tratamento de aids ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular ou como benefício assistencial a pessoa com deficiência, ao idoso e ao participante com idade igual ou superior a 70 anos.
Para saber se tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da Caixa na internet, escolhendo as abas Você, Serviços Sociais, PIS e Consulta ao Pagamento.
Outra forma de consulta é pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2. O serviço funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Ao fazer a consulta pela internet ou pelo telefone, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do PIS.
Confira o calendário de pagamentos para quem não têm conta na Caixa Econômica Federal:
NASCIDOS EM:
Julho         recebem a partir de 15/08/2012
Agosto       recebem a partir de 22/08/2012
Setembro   recebem a partir de 29/08/2012
Outubro     recebem a partir de 12/09/2012
Novembro  recebem a partir de 19/09/2012
Dezembro  recebem a partir de 26/09/2012
Janeiro       recebem a partir de 09/10/2012
Fevereiro   recebem a partir de 17/10/2012
Março        recebem a partir de 24/10/2012
Abril           recebem a partir de 13/11/2012
Maio          recebem a partir de 21/11/2012
Junho         recebem a partir de 28/11/2012
Edição: Carolina Pimentel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pe. José Neto convida a comunidade sertaneja para a Festa do Padroeiro de Major Izidoro

por Pe. José Neto de França
Caríssimo(a) irmão(ã),
Festejar o padroeiro de nossa paróquia tornou-se para nós um marco importante na vida comunitária. É um momento de reflexão da Palavra de Deus; de valorização das famílias, de missão... É motivo de alegria, de festa, de vida intensa.

Para nós esse tempo torna-se ainda mais marcante em função do Jubileu Áureo de nossa diocese de Palmeira dos Índios que acontecerá no mês de agosto e também pelo fato de estarmos completando 99 de fundação da Paróquia. É nessa perspectiva que refletiremos o tema: ÍDE, ELE VOS ESPERA (Mt 28,10). Você, sua família e seus amigos são convocados a tomar parte em todas as solenidades que estamos promovendo de 31/05 a 13/06. Venham se alegrar conosco.

Que Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora roguem a Jesus Cristo para que Ele vos abençoe vos ilumine e vos guarde, hoje e sempre!

Pe. José Neto de França

Comissão da Festa: Moraes Gonzaga, Maria do Rosário Souza Gonzaga, Morena Alves, Maria Alice, Doca Alves, Thales Sou…

Paróquia de Olivença realiza primeira eucaristia para crianças

Foram 61 crianças que pela primeira vez recebaram a eucaristia (comunhão).

A comunidade do Sítio Campo Alegre da paróquia Nossa Senhora do Carmo da cidade de Olivença, a frente o padre José Petrônio Oliveira, realizou na noite desta quinta-feira, 22 de novembro a celebração eucarística para exatamente sessenta e uma crianças do setor paroquial Campo Alegre que compreende os Sítios Campo Alegre, Bento Leite, Tapuio/Lages dos Canjos, Grampará e Bonsucesso.
Em sua homilia o presidente da celebração agradeceu as famílias dos catequisandos pelo empenho e esforço e dedicação aos quais apoiaram durante estes dois anos e meio de curso em preparação para receber a comunhão. Na oportunidade falou da alegria de contar sempre com o auxílio dos catequistas que tiveram todo amor em realizar tão grandiosa festa.

A seguir a relação dos catequistas e catequisandos que receberam pela primeira vez a Eucaristia.


01 - CATEQUISANDOS DA CATEQUISTA MARIA DA PAZ SÍTIO BONSUCESSO
1.AMANDA ALVES BERNARDO 2.ANDRIELLY R…

Levantar a esperança! O Deus que chamou ontem é o mesmo que convida hoje a recomeçar

Chegamos ao final do ano de 2016. É Tempo de agradecer a Deus por todos os bens concedidos. Muitas luzes surgiram dentro da nossa missão como Igreja, mas também algumas sombras. É comum em qualquer realidade que existam luzes e sombras, as sombras nós pedimos perdão. Deus continua nos chamando para a missão que se concretiza dentro da dimensão do amor-serviço, para isso precisamos ficar atentos, e não nos deitarmos por sobre uma vida cristã que consideramos adquirida de uma vez por todas. Pelo contrário, o Senhor nos convida a remar em frente, mesmo quando sentimos que o vento sopra em contrário. O importante é que todos os remadores estejam atentos aos apelos dos menos favorecidos da sociedade. “Conserva reta a mente e sê constante, e não te apavores no tempo da adversidade” (Eclo. 2, 1-2). Que ninguém perca o entusiasmo por conta do objetivo que ainda está para acontecer. Algo está sendo realizado. A palavra de ordem é paciência e compromisso, não desanimar!